Retrospectivas: Wong Kar-Wai

wong-kar-wai.jpg

Wong Kar-Wai é conhecido como um dos mais influentes e excitantes realizadores de cinema dos nossos dias. Os seus filmes abordam, maioritariamente, temáticas como o desejo, a solidão, a memória e o isolamento. Mas foi através do seu estilo estético muito próprio que se afirmou como um dos cineastas mais conceituados da actualidade.

Nascido em 1958, em Shangai, Wong Kar-Wai mudou-se com os seus pais para Hong Kong com apenas 5 anos de idade. Apesar de nunca ter estudado cinema, foi na escrita de argumentos que começou a dar nas vistas. Escreveu muito para televisão e cinema nos anos 80, mas só se estreou na realização em 1988, com o filme “As Tears Go By”. O seu estilo visual era muito forte e rapidamente foi reconhecido um pouco por todo o mundo, inclusive considerado realizador promissor no Festival Internacional de Cinema de Cannes.

Nos anos seguintes realizou “Days of Being Wild” (1991), “Chungking Express” e “Ashes Of Time” (1994), “Fallen Angels” (1995), “Happy Together” (1997), “In The Mood For Love” (2000), e “2046” (2004), onde em todos eles recebeu inúmeros prémios e distinções pelo mundo fora. Em Christopher Doyle, o seu Director de Fotografia, encontrou o parceiro perfeito para ilustrar a sua estética visual e ambos se tornaram ícones do cinema actual mundial.

Actualmente acabou de estrear o seu mais recente trabalho “My Blueberry Nights”, aquele que é a sua primeira aventura em Hollywood e que no elenco conta com nomes como Norah Jones (como actriz principal), Natalie Portman, Jude Law, Rachel Weisz e Tim Roth, entre outros. O filme ainda não estreou em Portugal, mas certamente que serão muitos os fãs à espera dessa data.

“My Blueberry Nights” Trailer

Enquanto o filme não estreia por cá, podemos recordar alguns dos seus sublimes trabalhos:

Spot Publicitario Dior

Curta-Metragem “I Travelled 9000 Km To Give It To You” (extraída do filme “Chacun son Cinema”, composto por várias curtas, de vários autores, apresentado no último Festival de Cannes – 2007)

Videoclip “Six Days”, de Dj Shadow

Spot Publicitário Lancôme Hypnôse (Female Version)

Spot Publicitário Lancôme Hypnôse (Male Version)

BMW Short-Film, “The Follow”

Curta-Metragem Phillips Aurea “There’s Only One Sun”

Vodpod videos no longer available.

Espero que tenham gostado.

Até já, “My Blueberry Nights”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: