Clã – “Cintura”

capamini.jpg

Inevitavelmente.

Uma semana após o seu lançamento, e após atenta escuta por parte do Royal Cafe, o novo álbum dos Clã – “Cintura” é, claramente, o álbum em destaque desta semana.

Os Clã são uma das melhores bandas portuguesas da actualidade (para muito boa gente é mesmo a melhor) e tal facto já era senso comum mesmo sem “Cintura”. Toda a sua anterior discografia já lhes conferia esse singular estatuto. Contudo, se em “Rosa Carne” já se reconhecia uma certa maturidade musical de todos os elementos do grupo, em “Cintura” os Clã conseguem chegar a uma perfeição inédita até agora. “Cintura” é todo excelente. Sem altos e baixos.

Acima de tudo, os Clã são uma banda extremamente competente. E um conjunto de grandes músicos.

Se Helder Gonçalves é o cérebro musical por trás da maioria das músicas dos Clã, a voz de Manuela Azevedo é de uma beleza singular,  os teclados de Miguel Ferreira e de Pedro Biscaia são genialmente introduzidos, os ritmos de percussão de Fernando Gonçalves são cada vez melhores e o baixo de Pedro Rito é de uma envolvência extraordinária. De referir as letras de Carlos Tê, que tanta alma empresta à maioria dos temas.

Em “Cintura”, temos as colaborações de Paulo Furtado (“The Legendary Tiger Man”) no single que tem inundado as principais rádios nacionais, e que tão bem fora recebido até à data de estreia do álbum, “Tira a Teima”, de Fernanda Takai, do grupo brasileiro Pato Fu, no belíssimo “Amuo” e de Mário Barreiros, na bateria do tema “Sexto Andar”.

Todo o álbum é ligeiro. Mais ligeiro do que muitos momentos dos Clã até à data. Mas se “Cintura” é desprovido de temas mais aguerridos como nos trabalhos anteriores, também ele é muito mais exigente em termos de composição. E o trabalho da banda atinge uma classe ao alcance de poucos. Em todo o álbum. Em todos os temas.

O Royal Cafe recomenda uma atenta audição de todo o álbum, não individualizando nenhum tema em específico. Porque todo “Cintura” é excelente.

Parabéns Clã! Merecem mais do que correr o país de norte a sul. Mais palcos. Mais Mundo. E um lugar na história.

Inevitavelmente.

Website

Myspace

Anúncios

2 thoughts on “Clã – “Cintura”

  1. Etta diz:

    You’ve really imsrpseed me with that answer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: