Trazendo À Tona A Conspiração de Phoenix

Estive a pensar neste caso peculiar.

Joaquin Phoenix, um dos mais talentosos actores da actualidade, é um “habitué” dos cabeçalhos mediáticos norte-americanos. Ultimamente, tem-no sido por razões um tanto ou quanto estranhas. A sua declaração de abandono da carreira de representação, dando azo a uma nova carreira musical, tem alimentado a insaciável tertúlia cor-de-rosa. Para quase todo o mundo, Joaquin perdeu a saúde mental.

Sim, Joaquin Phoenix. Este mesmo.

As suas magistrais actuações am dezenas de filmes levaram-no à obtenção de duas nomeações dos Oscars da Academia e também ao prémio de Homem Favorito de 2008, da People’s Choice. Foi assim que ele reagiu a este prémio:

Contudo, desde este anúncio público:

Tornou-se neste estranho fenómeno de aparição pública:

A minha primeira reacção: “…”

A segunda lançou a conspiração.

Para mim, Joaquin está a elevar a representação a outro patamar artístico. Welles fê-lo via radio, na transmissão da adaptação da “Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, Kaufman fê-lo em directo, num programa de televisão. Fazer as pessoas acreditar nas suas palavras e expressões. Joaquin, com isto, está a fazer toda a gente convencer-se da sua insanidade, dia após dia, 24 por 7. O seu cunhado, Casey Affleck, está a realizar um mockumentário sobre a mudança de carreira de Joaquin. Para mim, com um único propósito: Registar esta obra de Joaquin e desenvolver a sua actuação constante e singular, sob moldes reais. Trabalhando, artisticamente, o ponto que separa a ficção da realidade.

É estranho. Deixem-me que o diga. Mas Stanislavski ia adorar, se pudesse. E Joaquin está bem lançado para se tornar o verdadeiro “Número Um”.

Pelo menos, espero que sim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: