March Music Madness: #11

1967 foi um ano invulgarmente prolífero, no que à música rock/psicadélica se refere.

Já aqui falámos das duas mais famosas trips da História da Música (“Magical Mystery Tour” e “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”), mas 1967 trouxe também ao Mundo a primeira incursão dos Rolling Stones no psicadelismo (“Between the Buttons”), um dos mais experimentais álbuns dos The Byrds (“Younger Than Yesterday”), o segundo álbum dos reis do surrealismo Jefferson Airplane (“Surrealistic Pillow”) e as estreias dos Grateful Dead (homónimo) e de Jimi Hendrix (“Are You Experienced”).

Também no cinema, filmes como “The Graduate” (Mike Nichols), “Cool Hand Luke” (Stuart Rosenberg), “Bonnie and Clyde” (Arthur Penn) e especialmente “The Trip” (Roger Corman), quiseram quebrar barreiras e abrir novas formas de pensamento.

É hoje inegável a presença destas audácias artísticas nas influências da mais “libertária” geração de todos os tempos. Maio de ’68, Woodstock, 25 de Abril. Até Kurt Cobain nasceu em 1967.

Abriram-se portas, portanto.

As portas. Doors. The Doors.

1967 foi também o ano do homónimo disco de estreia do quarteto Californiano mais badalado do imaginário popular (ao qual se seguiu o igualmente brilhante “Strange Days”, ainda nesse mesmo ano) e foi com a força de um atiçado grito que a música de Jim Morrison e companhia se propagou pelos confins do Universo.

“The Doors” saiu em Janeiro de 1967, ao jeito de bom profeta para os tempos que se seguiram. Abriu portas para um mundo totalmente novo: livre, rebelde e apaixonado.

Gosto de pensar que a célebre canção encarregue de encerrar esse homónimo disco de estreia (“The End”) foi de facto simbólica no culminar de um ciclo. Houve
um antes de 1967 e um depois de 1967, disso não tenho dúvidas.

Obrigado 1967.

Puro hino da contracultura.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: