March Music Madness: #19

Porque hoje é dia do Pai, esta vai totalmente dedicada ao meu. Mentor, de incansável curiosidade didáctica, principal guia dos subtis prazeres da vida. Se hoje é de música (e de vida) que aqui se fala, só pode ser dele a maior percentagem de responsabilidade. Obrigado Pai! Que estes sons e palavras te ajudem a ter o especial dia que mereces. Foi também graças a ti que conheci a música do quarteto que se segue.

Se em 1976 alguém viesse à praça pública dizer que seriam uns putos Irlandeses (filhos da guerra do IRA) a mudar as regras da indústria musical do avesso, essa pessoa corria um sério risco de ganhar o apelido (e o destino) de Galileu.

Se 11 anos depois da estreia desses mesmos putos Irlandeses, alguém dissesse que o quinto disco dos mesmos seria inspirado na América, e mais concretamente na improvável árvore de Josué, o mais certo é que essa pessoa se tivesse que ver a braços com as endémicas forças do IRA.

Mas foi.

Foi assim, contra todas as probabilidades e repetindo uma bem sucedida colaboração com Brian Eno e Daniel Lanois (que já deixara marcas em “The Unforgettable Fire”), que observámos a escalada dos U2 até chegarem a “The Joshua Tree”.

Corria o ano de 1987.

E bastaram três canções (o trio que dá início ao disco, “Where the Streets Have no Name”, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” e “With or Without You”) para tornar esses putos Irlandeses na maior banda de rock de estádio de todos os tempos.

Não é por acaso que a indústria musical do hoje em dia se multiplica em infrutíferos esforços com o objectivo de encontrar uns novos U2.

O problema é que não se torna assim tão fácil quando toca a encontrar um novo “The Joshua Tree”.

Uma palavra: épico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: