PADDY CONSIDINE

BRITAIN-ENTERTAINMENT-FILM-THE WORLDS END

1974, UK

Como realizador – a razão de fazer parte desta lista – apresenta apenas 1 longa-metragem no currículo (tem outra muito aguardada a caminho). Mas enquanto actor Paddy Considine é um dos rostos mais reconhecidos e conceituados do cinema Britânico. A longa-metragem, Tyranossaur – o profundo drama psicológico/social que ofereceu a Peter Mullan um dos mais brilhantes registos da sua carreira – correu mundo nos principais festivais do género, arrebatando palcos como os de Sundance ou dos Bafta. Sucesso de público e de crítica, tendo em conta o seu carácter indie, Tyranossaur é um verdadeiro marco do cinema Britânico recente e um excelente cartão de visita para a promissora carreira de Considine atrás das câmaras.

É uma forte influência no que pretendo fazer em cinema, tendo em conta as ténues linhas com que o filme se debate pelos campos do Drama e do Thriller, num minucioso e elaborado tratamento da tensão que é crescente ao longo do filme e que irrompe em contextualizadas e cruas doses de violência, sempre focado no desenvolvimento dos personagens.

Antes dessa longa, Considine realizou a curta-metragem Dog Altogether que dialoga de uma forma muito próxima e deixava desde logo antever as conquistas que viriam com Tyranossaur. Para quem não a conhece (ou queira rever), aqui fica ela. Aguardemos então por Journeyman (o seu próximo filme).

#30 // INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: