J. A. BAYONA

bayona

1975, ES

J.A. Bayona é uma espécie de JJ Abrams em potência… mas Europeu. Tudo na sua (ainda relativamente curta) obra se aproxima do melhor legado de Steven Spielberg e as sucessivas conquistas que o talentoso Espanhol (Catalão, peço desculpa) vai obtendo apontam na direcção de uma provável herança prometida. Spielberg é único e inigualável – todos sabemos disso – mas os dois perfis de novos autores que mais se alinham no sentido de ocupação desse trono são precisamente Abrams e Bayona. Se o prodígio Norte-Americano está na linha da frente dessa sucessão pela influência que já tem por Hollywood, esperemos uns aninhos para ver até onde Bayona poderá chegar (fala-se nele para a sequela de Jurassic World, o que seria uma espécie de alinhar dos astros que aqui indico).

Pois bem, da triunfante primeira-obra O Orfanato (que fez furor por todo o lado e teve até direitos de remake nos states), Bayona ambicionou o mundo no seu passo seguinte com o épico e nobre filme-catástrofe O Impossível. Depois dessa bem-sucedida experiência com actores internacionais da primeira liga, Bayona colaborou num par de episódios da série-amada-pela-crítica Penny Dreadful antes de empreender esforços no seu terceiro tomo – o mais Spielberg de todos eles: A Monster Calls, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano (curiosamente Spielberg está aí a rebentar com uma obra a todos os níveis semelhantes, The BFG).

Bayona já não é uma promessa. É uma confirmação a todos os níveis, uma enorme influência para mim em termos de elaboração visual capaz de comunicar com uma audiência a larga escala, mantendo sempre um domínio muito eficaz dos níveis de emoção transmitidos. É um exímio contador de histórias através dos recursos cinematográficos, exemplar herdeiro dessa tradição clássica do mundo dos sonhos (Dreamworks nunca teve tanto significado).

Deixo aqui, a título de curiosidade, uma das suas primeiras curtas-metragens, El Hombre Esponja (2002). Nunca deixou dúvidas.

#29 // INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: