ANDRÉ NOVAIS

André Novais

1984, BR

O cinema do mineiro André Novais (de Oliveira) foi das coisas que mais me agradou conhecer durante a minha estadia no Brasil do ano transacto. Dono de uma obra ainda relativamente recente, André tem singrado com os seus filmes nos principais certames internacionais de forma consecutiva. Não me surpreende, o seu cinema possui diversas qualidades e, em simultâneo, uma voz muito particular capaz de nos confrontar com o que de mais simples e honesto pode existir no mundo da criação cinematográfica.

A sua primeira (e única até à data) longa-metragem Ela Volta na Quinta é uma pequena grande pérola do cinema Brasileiro contemporâneo; uma espécie de docu-drama à Charles Burnett mas com uma envolvência de narrativa (e economia de meios) capaz de nos fazer celebrar cada viragem do plot com uma euforia desmedida. É um filme bonito, de coração (os personagens/actores não são mais do que ele próprio, família e amigos) e de muito engenho.

Para além de me influenciar o tipo de compromisso honesto e corajoso (de inventivo) com que o André (e a sua produtora, Filmes de Plástico) abraça o cinema, o que mais me impressiona naquilo que conheço da sua obra é a sua capacidade de articulação de escrita que nos consegue atrair para um determinado universo criado, para logo depois nos surpreender (de forma simplista, mas profunda) com elementos dramáticos daqueles que nos fazem reclinar o corpo na direcção do ecrã e desejar saltar para dentro do filme a todo o custo.

Como exemplo aqui fica um dos seus primeiros curtas, Fantasmas. Vale (mesmo) muito a pena espreitar.

#28 // INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: