DAVID MICHÔD

Michod_704_0

1972, AUS

1 curta exemplar e 2 longas-metragens arrebatadoras; é quanto basta para David Michôd entrar nas cogitações de dois dos maiores titãs da criação contemporânea – a Netflix (que ameaça conquistar o trono dos anos vindouros) e Brad Pitt através da sua Plan B Entertainment, também ela já responsável pelo lançamento na primeira liga de nomes como Steve McQueen ou do igualmente Australiano Andrew Dominik.

Não é caso para menos. Michôd é de facto um nome a reter e tudo indica que o seu próximo filme (War Machine, o tal produzido a meias entre a Netflix e a Plan B) irá lançá-lo para os voos que merece.

Na sua bagagem: Animal Kingdom (2010), essa pequena pérola que mistura uma espécie de aussie gangster movie com drama familiar profundo (e muito violento) e The Rover (2014), western minimalista e pós-apocalíptico de vingança que não apenas confirma os excelentes indícios deixados pela sua longa-metragem de estreia como refresca as suas qualidades enquanto talentoso artista visual.

Na retina, para além do domínio na elaboração do ambiente e na construção de uma solidez narrativa invejável, fica um exímio registo na direcção de actores: Joel Edgerton, Guy Pearce, Ben Mendelsohn, Robert Pattinson ou Scoot McNairy – ficará talvez para sempre a ideia de que todos eles tenham conseguido as suas mais impressionantes performances nas mãos de David Michôd.

Tem um futuro risonho pela frente, com um estilo muito próprio que tanto me agrada. Um dos seus primeiros trabalhos – a curta Crossbow (2007) – sintetiza muito bem todo o seu ADN. Aguardo ansioso pelas próximas manifestações das suas capacidades.

#24 / INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: