TODD FIELD

tdfieldpic

1964, USA

Há certos filmes que persistem na memória. Não importa o quanto distamos dessa experiência de visualização, tais filmes tornam-se imperativos – nem que de forma inconsciente – em qualquer tipo de influência criativa sobre o que possamos querer vir a fazer.

“Little Children”, de Todd Field, é um desses filmes.

Depois de uma mão-cheia de curtas e de uma longa de estreia que causou furor – “In the Bedroom”, que ainda não vi mas não duvido que seja o “meu tipo de filme” (até porque já mo foi recomendado após leitura dos meus projectos) – Todd Field colocou todo o seu talento ao dispor dessa pequena obra-prima mordaz de subúrbio Norte-Americano.

Com vasta carreira enquanto actor, Todd aparece agora creditado em dois novos projectos que se encontram em desenvolvimento – e pelos quais nutro altíssimas expectativas. Quando por vezes refiro que gostaria que os meus filmes fossem memoráveis, é ao tipo de efeito duradouro que o cinema de Todd Field conseguiu incutir na minha pessoa que me refiro.

Uma curiosidade, que vale o que vale: na minha mais recente estadia em solo Norte-Americano as forças das circunstâncias ditaram que assistisse a uma exibição especial de um filme sobre Baseball estrelado por Kurt Russell (The Battered Bastards of Baseball) sobre a história real do envolvimento do pai de Russell nuns Portland Mavericks em decadência. Qual não foi o meu espanto quanto um dos interlocutores do documentário é o próprio Todd Field, em tempos jogador do clube em retrato. Tanta relação tem que significar qualquer coisa, certo?

#20 / INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Deixe uma Resposta

